quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Yin e Yang

Ontem na faculdade, eu tive um aula falando de acupuntura, e nela foi citado o Yin e o Yang (sabe aquela bola dividida em parte branca e preta com uma bolinha de cor dentro da cor oposta? essa da figura), como a cupuntura é de origem na medicina chinesa, e toda a teoria da medicina chinesa é baseada no Yin Yang.
Eu achei tudo isso muito interessante, desculpe minha falta de cultura, mas até então eu sabia dessa ligação direta entre as agulhas e o a bolinha de duas cores, que a gente vê em tando lugar por aí sem saber direito o que é.
Acontece que eu gostaria de fazer uma texto bacana, pq eu fiquei muito curiosa, e fui atrás de sites. ACONTECEQUE... meu blog (sabe raios o motivo), não me deixa colar textos aqui, antes não tinha esse problema, e isso só acontece na janela do blogger mesmo.
Como é muita coisa, e alguns sites se contradizem, eu vou colocar o meu resumo aqui.
O Yin Yang se refere a combinação dos opostos, (avá que vc nem imaginava isso sem eu falar, mas blz),mas essas duas forças se completam e "compõem" "tudo" que existe, combinam para formar a energia vital, chamada CHI, distribuidas pelo corpo. Alguns dizem que a filosofia aponta o positivo e o negativo (tá que isso também é perfeitamente interpretável).
O Yin representa : lua, noite, frio, pessoas calmas
o Yang: sol, dia, calor, pessoas agitadas
* essas duas representações eu tirei do material que vi ontem na faculdade, na internet vc encontra linhas e mais linhas de representações, mas comom muitas não batem entre os sites, não posso colocar o que eu não tenha certeza se est[á certo. Então fica a do meu material mesmo.
É bom lembrar que esse positivo e negativo citado não é "bom" ou "mau", um não anula o outro e se completam, são simplesmentes formas diferentes de energia. Temos lado direito e esquerdo, lado de cima e lado de baixo, assim não existe a parte alta sem existuir a baixa e vice versa. E quanto mais alto for o alto, mais baixo será o baixo, resumindo são duas energias interdependentes
Acho bacana entender melhor as coisas pra não dizer besteira. Suspeitos que os chineses devem ficar muito putos quando escutam alguém falando que isso é "bolinha do bem que ta no mal" dos colarem de camelô. Assim como não gostamos quando o povo de fora acha que brasil só tem mulata bunduda, e que a gente passa 365 dias do ano em pleno carnaval.

Nenhum comentário: