quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Educação mandou lembrança...

E o bom senso um "alô". Estou aprendendo a controlar melhor meu mau humor momentâneo, porque sou muito bipolar. Então ando observando bastante o comportamento alheio, para ver onde principalmente as pessoas se atritam. Percebi que que realmente pensar antes de falar é bom, mas isso não é uma coisa reflexa, de modo que não é tão fácil como a teoria. O reflexo é responder sempre que alguém fala conosco, e não parar e mastigar o que ouvir para aí dar uma resposta. Ta até essa altura você vai pensa "uau pensou nisso tudo sozinha?! BAH!", mas acontece que nem é tanto a resposta, mas sim a forma como você responde (isso não só na escolha das palavras, como no tom de voz, olhar e a posição do corpo), eu tenho a mania de dizer "não é o que você faz, é como você faz", pode soar repetitivo, mas é verdade, a forma como você realiza alguma coisa que determina como será o resultado, mais do que a própria ação. Então alguém se alarda por, por exemplo, encontrar pingos de leite no chão, ou alguém ter xeretado em suas coisas, sei la... e ja na lata vai gritando, falando alto, ou dando indiretinhas, ou simplesmente enchendo todos de acusação. Precisamos agir dessa maneira mesmo? O pior é que é meio automático, assim como a das demais pessoas responderem na mesma altura, aí até uns pequenos pingos de leite viram lava de vulcão,e a confusão ta feita.
Acho que não vale aquela dica de "não falar nada, ou não responder", acho que se você deixa de falar é pior, é só falar com educação ou antes de pensar "puta vida sujaram o chão", pensar "ta não é ácido, é leite, se a pessoa não está aqui, deve ter pego algo pra limpar", e aí esperar a reposta, e não ir busca la, assim como o ouvinte, deve ter a mesma educação pra não perder razão.
Mas que blabla eu fiz aqui, eu tento escrever, mas acho que ando perdendo a mão. Sai tudo tão auto ajuda, que eu desisto sem concluir.

Nenhum comentário: